Um grupo de pesquisadores brasileiros criou um Assistente Virtual (AV) para responder automatizadamente a dúvidas de internautas. O sistema é simples, o usuário acessa o serviço e tem suas perguntas sobre determinado assunto respondidas. O AV tem alguma semelhança com os chatterbots, "cérebros" virtuais que conversam e respondem perguntas de humanos. Gustavo Tagliassuchi, diretor administrativo da ADS Digital, empresa responsável pelo produto, diz que o AV não é um chatterbot. "O nosso Assistente Virtual é diferente porque entende perguntas feitas de diversas formas. Ele é mais abrangente e acerta mais as respostas", explica Tagliassuchi. O AV é fruto do trabalho de conclusão da pós-graduação em Sistemas de Informação desenvolvido por Daniel Brahm, 28 anos. Ele pode ser utilizado para responder questões em sites de atendimento ao cliente e até mesmo em aulas de ensino à distância, entre outras diversas aplicações como telemarketing, call center e até entretenimento. O Assistente Virtual pode ser customizado e ter qualquer cara. E ele fala. A integração com áudio é feita com um software Text-to-Speech, que lê respostas em texto em voz alta, um recurso presente em quase todos os sistemas operacionais e bastante utilizado por pessoas com deficiência visual. Para saber mais sobre o Assistente Virtual, visite o site www.adsdigital.com.br. |